AMADOU & MARIAM Coliseu de Lisboa | 25 Abril, 21h30

28-02-2013 19:56

Amadou Bagayoko e Mariam Doumbia, o casal de músicos do Mali, uma guitarra blues, duas vozes interlaçadas e uma história de amor cantada em vários palcos, apresentam no dia 25 de Abril, um espetáculo único no Coliseu de Lisboa.

AMADOU  MARIAM SOM DIRETO

Nos últimos anos, tocaram com Stevie Wonder, fizeram digressões com Colplay, U2, David Gilmour e Johnny Marr, actuaram em honra de Barack Obama e na abertura de dois mundiais da FIFA. Manu Chao e Damon Albarn já produziram os seus discos. Passaram dos palcos da música do mundo para os mais inovadores nomes do rock, envolveram-se em projectos interculturais como ‘L’Afrik C’est Chic’. Levaram, no ano passado, uma plateia portuguesa a mergulhar num Eclipse memorialístico das suas biografias, emocionante contacto com a sua música, convite a uma maior proximidade com os músicos, desde cedo invisuais.

Acompanhados com a sua banda, apresentam neste concerto o álbum Folila, da Nonesuch Records que, na linha habitual de projectos colaborativos, contou com a participação de músicos como Santigold, Theophilus London, Jake Shears das Scissor Sisters, Ebony Bones, TV on the Radio e Nick Zinner dos Yeah Yeah Yeahs. Amadou e Mariam alegram-se na partilha de canções e ideias com outros músicos, contágio gratificante mas sem grandes sensacionalismos e na condição de nunca perderem de vista aquilo que querem e sabem fazer: rock e blues, a partir de elementos da música africana. Se Folila em bambara quer literalmente dizer ‘música’, é o exemplo acabado de como tradição e modernidade podem convergir num universo musical comum, proveniente de vários tempos e lugares, uma simultaneidade possível onde eles se situam.

Folila é primeiro álbum em estúdio de Amadou e Mariam desde Welcome to Mali (2008). Tratava-se inicialmente de dois álbuns: o primeiro gravado em Nova Iorque com músicos indie e rock, e um outro ao encontro de uma certa origem musical, dir-se-ia mais tradicional, remetendo para a música maliana, gravado na cidade natal Bamako, com convidados africanos e percussão acústica.

Preço do Bilhete (preço único): 16€

Locais de Venda: Coliseu, Bilheteira Online (https://www.bilheteiraonline.pt/), FNAC, ABEP, Agência Alvalade, CTT