Al - Mu'tamid, Poeta Rei do Al-Andalus - Concertos

16-06-2015 00:57

Com a Direção Artística e Vídeo de Carlos Gomes e a Direção Musical de Filipe Raposo, Janita Salomé e Quiné Teles de Portugal, Eduardo Paniagua e Cezar Carazo de Espanha, e El Arabi Serghini e Jamal Ben Allal de Marrocos, estarão de novo juntos em Portugal no dia 10 de Julho de 2015, às 22h00 num concerto integrado na programação "Bairro Intendente em Festa".

Al - Mu'tamid Poeta Rei do Al-Andalus

Depois da estreia mundial no Teatro Municipal São Luiz, o ano passado no dia 15 de Fevereiro, o Poeta Rei, volta a Lisboa.

Agora em plena Mouraria, no coração da cidade, dia 10 de Julho às 22h00, na Praça do Intendente – Programação de verão “Bairro Intendente em Festa”. 

Um projecto audiovisual que tem como principal objectivo iluminar no presente uma entidade territorial e cultural - o Al Andalus - através da vida e da obra do Poeta Rei. Actualizando o sentido das palavras de Al-Mu'tamid, um conjunto de músicos e intérpretes cantam os seus poemas nas línguas dos três países herdeiros do legado andalusino: Filipe Raposo, Janita Salomé e Quiné Teles de Portugal; Eduardo Paniagua e Cezar Carazo de Espanha; El Arabi Serghini e Jamal Ben Allal de Marrocos. O concerto é acompanhado pela projeção de imagens que documentam a viagem pelo território da sua vida, de Beja a Aghmat, a Sul de Marraquexe.
 
Num tempo em que se assiste a fortes clivagens culturais e religiosas, alimentadas por velhos e novos conflitos político-territoriais, é particularmente pertinente reavivar os valores de um legado cultural que deve a sua longevidade precisamente à diversidade de povos e culturas, religiões e cultos, tradições e costumes, tecidos ao longo de séculos de convivência, de cruzamento, de mistura e de reciproca influência.