AgitÁgueda 2015 :: de 4 a 26 de Julho :: entrada livre

21-05-2015 12:55

Vem aí a 10ª edição do AgitÁgueda!  De 4 a 26 de Julho, o evento oferece 23 dias de intensa programação cultural com muitos espectáculos, animação de rua, DJ’s, performances, tasquinhas, o espaço Agitakids e o já célebre projeto “The Umbrella Sky”, uma instalação artística de milhares de chapéus-de-chuva coloridos que flutuam pelas ruas da cidade. A entrada é gratuita!

O cartaz musical integra alguns das melhores bandas nacionais e internacionais da atualidade, sendo estes os primeiros nomes confirmados:

4 de Julho :: D.A.M.A.
11 de Julho  :: SELAH SUE
15 de Julho :: CAPICUA
24 de Julho ::  JIMMY P + Convidado VALETE
26 de Julho ::  JAMES ARTHUR

AgitÁgueda 2015 SomDireto

O sucesso deste evento já é reconhecido a nível nacional e internacional, com a recente atribuição ao AgitÁgueda do selo internacional de Festival de qualidade (EFFE Label), atribuído pela EFFE, projecto da Comissão Europeia para uma plataforma europeia de Festivais. Esta distinção, feita entre mais de 30 países europeus, premeia os eventos pela sua qualidade artística, pelo seu impacto na economia local e pelas repercussões dentro e fora de portas.

Para além dos espectáculos, onde estarão presentes também projectos locais, o AgitÁgueda inclui uma Área AgitaKids, destinada aos mais jovens, e ainda performances, animações de rua, palco com DJ’s e tasquinhas que mostrarão o melhor da gastronomia do concelho.

 

Um dos pontos altos do evento, que alia a cultura à diversão noturna, é a instalação artística “The Umbrella Sky“, que dá cor às ruas da baixa de Águeda, que se enchem de milhares de chapéus-de-chuva coloridos, atraindo turistas de todo o mundo.

Este conjunto é completado com outro projecto de arte urbana em que bancos de jardim, escadarias, colunas, entre outros, são pintados com variações cromáticas apelativas. Existe um roteiro da cidade dedicado a estas instalações.
 
O evento, que já constitui uma marca no cartaz cultural do Município de Águeda, pretende ser um espaço de partilha de experiências entre a população local e todos os seus visitantes, que vêm de todo o país e também do estrangeiro.


O rio Águeda, o renovado Largo 1º Maio e a tenda gigante onde decorrem os espectáculos são o palco privilegiado para todo o acontecimento onde a música, a cultura, a gastronomia e comércio local se juntam num acontecimento único.

Em breve serão anunciadas mais informações sobre o cartaz musical e outras actividades a decorrerem nestes 23 dias de animação.