ABBA comemoram o 40º aniversário de ''Waterloo''

08-01-2014 21:02

Em 2014, celebra-se o 40º aniversário da vitória dos ABBA, no Festival Eurovisão da Canção, em Brighton, em Inglaterra. Participaram com «Waterloo», que se viria a tornar o mais destacado vencedor de todos os tempos, naquela competição europeia, despoletando o sucesso internacional do grupo. Pouco depois da vitória, a 6 de Abril de 1974, «Waterloo» liderava as tabelas de singles de toda a Europa, atingindo o Top 10 nos Estados Unidos e Austrália.

Apesar de Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid «Frida» Lyngstad terem editado discos, enquanto grupo, anteriormente, a designação ABBA começou, apenas, a ser usada com «Waterloo». Os quatro elementos acabaram por seguir caminhos distintos em 1982 mas, hoje, o interesse na sua música mantém-se, talvez mais forte que nunca. Em todo o mundo, osABBA venderam mais de 380 milhões de discos, com a sua compilação, «Gold», a ultrapassar os 29 milhões de exemplares vendidos. O espectáculo musical «Mamma Mia!», baseado nas canções dos ABBA, é um sucesso estrondoso, tendo sido visto por mais 54 milhões de espectadores.

Ao longo de 2014, a Polar Music International AB (uma editora do grupo Universal) vai assinalar o 40º aniversário de «Waterloo», com diversas edições e actividades. Através de vários eventos, também o Museu dos ABBA, em Estocolmo, se vai juntar às comemorações deste incontornável momento da carreira de uma das mais importantes bandas do mundo.

 abba som direto 

Universal Music Portugal