INÊS DUARTE atua na Grande Noite de Fado em Setúbal

30-01-2013 15:07

A jovem fadista Inês Duarte é a mais recente confirmação na Grande Noite de Fado em Setúbal, realizada pela rádio Amália.

A fadista junta-se assim a outros grandes nomes do Fado como Helder Moutinho, Ana Laíns, José Gonçalez, Diamantina, entre outros.

A Gala vai ter lugar no próximo dia 2 de Fevereiro, às 21h, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal.

Ao longo de três horas, a renovada e mítica sala do Fórum Municipal Luísa Todi receberá não apenas algumas das vozes mais consagradas do Fado, como também vários talentos da cidade Sadina.

O álbum de estreia de Inês Duarte – “Este Fado” - foi lançado em 2012. Neste trabalho estão presentes 14 temas maioritariamente originais, onde o timbre fadista da suave voz de Inês Duarte nos remete para a tradição do Fado, mas faz-nos igualmente viajar por outras paragens da lusofonia, sentindo-se por vezes requintadas influências de jazz. Este disco conta ainda com a participação de um convidado muito especial: Carlos do Carmo, que acedeu prontamente ao convite, marcando presença em dueto com Inês Duarte no tema “Dentro de mim Lisboa”.

Valter Rolo é produtor e diretor musical deste trabalho, tendo gravado o piano acústico. Inês Duarte conta ainda com um acompanhamento musical de exceção, nomeadamente Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Diogo Clemente (viola), Marino de Freitas (baixo acústico e coprodução), Celina da Piedade (acordeão), Bruno Baião (violoncelo), António Barbosa (violino), Sertório Calado (percussão), Alain Chafehwé (bateria), Múcio Sá (violão) e José Canha (contrabaixo).

Neste disco, Inês Duarte interpreta poemas de Tiago Torres da Silva, Fernando Gomes, Natália Correia, Miguel Torga, entre outros. Inês Duarte estreou-se no Fado aos catorze anos, vencendo o primeiro prémio num concurso de Fado, em Setúbal, um ano depois de ter iniciado os seus estudo musicais com aulas de canto. Frequentou a grande escola que constituem as Casas de Fado e Colectividades de Cultura e Recreio de Lisboa, onde participou em diversos eventos com alguns dos maiores fadistas do nosso país. A 19 de Junho de 1999 arrecadou o 2º lugar na categoria de sénior na Grande Noite do Fado realizada no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. No mesmo ano, em Setembro, viria a lançar o seu primeiro trabalho discográfico intitulado “Reflexos”. Os espectáculos são uma constante da sua carreira, tendo cantado de Norte a Sul do país e além fronteiras, nomeadamente Holanda, Suíça e França. Inês Duarte teve a honra de trabalhar com o falecido Maestro José Marinho no projeto “Quinteto Amália”. No âmbito das comemorações do 10 de Junho do ano de 2007, Inês Duarte foi escolhida para preencher o momento musical que brindou a comitiva da Presidência da República.