HISTORY OF THE EAGLES Editado em Blu-Ray e DVD

02-05-2013 00:34

«History of the Eagles» já chegou ás lojas em DVD e Blu-ray, através da Universal Music. O triplo-DVD inclui «History of the Eagles Part One» e «History of the Eagles Part Two», assim como «Eagles Live At The Capital Centre – March 1977», que apresenta interpretações inéditas dos Eagles, registadas em duas noites passadas no Capital Center, em Washington, durante a lendária digressão «Hotel Califórnia».«History of the Eagles» estará também disponível em formato duplo.

«History of the Eagles Part One» narra a trajetória da banda, desde a sua criação e ascensão, nos anos 70, até à sua separação, em 1980. Para o filme, foram realizadas mais de 25 entrevistas exclusivas com todos os atuais músicos da banda – Glenn Frey,Don Henley, Joe Walsh e Timothy B. Schmit – mas também com os anteriores elementos – Bernie Leadon, Randy Meisner e Don Felder. Além disso, «Part One» revela novas conversas com Jackson Browne, Linda Ronstadt, Kenny Rogers, Irving Azoff e muitos outros artistas, contemporâneos da banda e que, de alguma forma, testemunharam, de perto, a história dos Eagles. A estreia oficial de «Part One» decorreu, perante tremenda aclamação, no Sundance Film Festival, no passado mês de Janeiro. A apresentação europeia realizou-se na passada quinta-feira, dia 25 de abril, na segunda edição do Sundance London.

Ao mesmo tempo que as histórias pessoais dos membros do grupo, managers e outras personalidades da indústria discográfica conduzem a narrativa, são os momentos inesperados – as gravações de estúdio, as interacções nos bastidores ou, até, a excêntrica sequência da sessão de fotografias para a capa de «Desperado» – que traduzem a extraordinária ligação entre os artistas, a sua música e o seu tempo. Afinal de contas, vivia-se uma era em que o rock tingido de country e com harmonias requintadamente doces falava a uma nação ainda cambaleante após o desassossego.  

O documentário fica completo com filmes caseiros inéditos e filmagens de arquivo. Fotografias pessoais, vídeos e outra memorabilia compilada pelos Eagles ao longo da sua carreira são também, aqui, apresentados pela primeira vez.

«History of the Eagles Part Two» revela as lutas pessoais e profissionais que os músicos enfrentaram quando a banda se separou, recordando a dramática reunião do grupo, em 1994, assim como o seu reaparecimento nas duas décadas seguintes, tanto em gravações como em concertos. Entre as muitas conquistas da banda desde o seu regresso contam-se a triunfante digressão «Hell Freezes Over», a edição de «Long Road Out of Eden» (de 2007, que vendeu mais de 5.5 milhões de exemplares em todo o mundo e foi premiado com dois Grammys) e a sua contínua influência enquanto super-grupo internacional.

Para este olhar íntimo e sem precedentes, não só da história do grupo mas também do legado da sua música, os Eagles contaram com a produção de Alex Gibney, o cineasta já premiado com um Oscar. Realizado por Alison Ellwood, «History of the Eagles» é um pormenorizado documento que inclui material de arquivo raro, filmagens de concertos e vídeos caseiros inéditos, que exploram a evolução e constante popularidade de uma das mais bem sucedidas e culturalmente relevantes bandas americanas de todos os tempos. 

«History of the Eagles» foi editado em duplo-DVD e Blu-ray – com som Surround 5.1 e audio estéreo. A Deluxe Box Set e está disponível em edição limitada, sendo composta por três DVDs (além de «Part One» e «Part Two», conta com o concerto de 1977) e um livro de 48 páginas com imagens dos filmes, dispostos numa embalagem única.

«Eagles Live At The Capital Centre – March 1977» expõe interpretações inéditas de  «Hotel California», «New Kid In Town», «Take It To The Limit», «One Of These Nights», «Lyin’ Eyes», «Rocky Mountain Way», «Best Of My Love» e «Take It Easy», gravadas durante as duas noites de concerto que a banda levou a Washington, durante a histórica digressão mundial «Hotel California».

Em todo o mundo, os Eagles venderam mais de 120 milhões de discos, encaminharam cinco singles até ao topo da tabela norte-americana e venceram seis prémios Grammy. A sua compilação «Greatest Hits 1971-1975» é o mais bem-sucedido álbum de todos os tempos, com vendas superiores a 29 milhões de exemplares. «Hotel California» e «Eagles Greatest Hits, Vol. 2», por sua vez, venderam mais de 16 e 11 milhões de álbuns, respetivamente. Desde 1998, os Eagles fazem parte do Rock & Roll Hall of Fame.

 

HIstory Eagles Band SomDireto
Universal Music Portugal